O estresse não é apenas um estado mental. É algo que pode criar o caos em nosso corpo. Uma saúde física comprometida pode muitas vezes indicar uma saúde mental também prejudicada.
Quando alguém experimenta um nível elevado de estresse, o corpo libera hormônios específicos – o cortisol e a adrenalina estão entre os mais conhecidos. Isso prepara nosso corpo para lutar ou fugir, nossa resposta evolutiva a uma ameaça.
O problema é quando o estresse se torna crônico, pois a liberação prolongada de tais hormônios aumenta o nível geral de inflamação no organismo e pode levar a efeitos de saúde a longo prazo.
Pesquisas mostram que o estresse afeta o sistema nervoso e pode até causar mudanças estruturais no cérebro, que podem mudar a forma como pensamos e alterar nossa memória.
O estresse pode enfraquecer nosso sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a doenças.
O estresse prolongado também pode exacerbar condições de saúde pré-existentes, como doenças cardiovasculares ou problemas respiratórios.
Como buscar sinais de estresse?
Para algumas pessoas é mais fácil se concentrar nos sintomas físicos do que identificar o que estão sentindo emocionalmente.
Podemos nos perguntar:
• Estou dormindo mal?
• Estou me alimentando bem?
• Estou desejando alimentos não saudáveis?
• Estou rangendo os dentes?
• Sinto dores no corpo?
Se estamos respondendo sim a essas perguntas, nosso corpo pode estar tentando nos dar um sinal de que algo precisa mudar no nosso ambiente ou que precisamos rever nossa reação ao que está acontecendo nele.
De qualquer forma, para fazermos um bom diagnóstico, precisamos diminuir a velocidade e direcionar nossa atenção a nós mesmos.
Embora o estresse possa não ser bom, as respostas do nosso corpo a ele são produtivas. Se estivermos atentos a elas, podemos usar seus sinais como dicas para mudar o que está ao nosso alcance.
Se você tiver dúvidas, não hesite em fazer contato!